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5 DiCAS PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS

A qualidade de vida é importante para a saúde e o bem-estar do idoso.

Não basta apenas estar vivo. Viver bem é muito importante para a terceira idade, pois eles geralmente estão lidando com condições de saúde crônicas e grandes mudanças na vida.

Sentir-se satisfeito e realizado é tão importante para o bem-estar quanto receber check-ups regulares do médico.

De fato, ter uma visão positiva da vida pode ajudar os idosos a ter mais energia, menos estresse, melhor apetite e prevenir o declínio cognitivo.

Compartilhamos 5 maneiras de ajudar os idosos a melhorar sua qualidade de vida. Dá uma olhada!

1. Tratar a depressão

A depressão no final da vida afeta 7 milhões de pessoas com mais de 65 anos.

Ela pode ser causada por eventos estressantes da vida como a aposentadoria ou a perda do cônjuge. Também pode ser causada por uma doença médica ou por efeitos colaterais de medicamentos. 

Para melhorar a qualidade de vida, é importante reconhecer os sinais de depressão e obter ajuda de um médico, psicólogo, terapeuta ou conselheiro.

Leia: A depressão não é uma parte normal do envelhecimento. (inserir link)

2. Ajude-os a se sentirem úteis e necessários

Dos muito jovens aos mais velhos, todos querem ser úteis. 

Quando você cuidar de um idoso, faça o melhor para fazê-los sentir que você ainda precisa da ajuda deles e que eles não são um fardo. 

Mesmo que eles não possam realizar estas tarefas de forma eficiente ou perfeita, tudo bem. O que importa é que eles estão contribuindo.

Peça ajuda com tarefas que eles possam realizar, como por exemplo:

  • Dobrar roupas lavadas.
  • Organizar as gavetas.
  • Buscar as contas do mês na caixinha de correio.
  • Escrever listas de compras ou de afazeres domésticos.
  • Manter você atualizado sobre as notícias
  • Fazer a preparação para o jantar – por exemplo, cortar legumes.
  • Ir com você ao mercado, para ajudar a fazer compras.
3. Incentivar a atividade física regular

A atividade física regular, por mais simples que seja, ajuda a manter o corpo e a mente equilibrados e positivos.

Fisicamente, o exercício estimula o sistema imunológico, diminui a pressão arterial, melhora a qualidade do sono, melhora a saúde do coração, alivia a ansiedade, melhora a força e a resistência, e muito mais.

4. Mantenha-os mentalmente ativos

Palavras cruzadas, sudoku, jogos cerebrais, leitura e escrita são todas grandes atividades para a estimulação mental. 

Ter uma mente afiada e ativa melhora o bem-estar geral. E essa dica serve para todo mundo, mesmo que ainda não tenha chegado à terceira idade.

5. Ajude-os a permanecer conectados com a família, amigos e comunidade

Os idosos que estão isolados e solitários têm vidas mais curtas e correm maior risco de demência.

Evite isso encorajando e ajudando seu ente querido permanecer ligado à família e amigos.

Algumas sugestões:

  • Organize reuniões para que a família e amigos os visitem, comam com eles ou levem-os para sair regularmente.
  • Levá-los à reuniões com outros idosos. Como bingo, encontro de idosos, baile da terceira idade, etc.
  • Incentivá-los a participar de qualquer festa – aniversário, formatura, férias, etc.
  • Envolvê-los em um hobby. 
  • Incentivá-los a serem voluntários da igreja, da vizinhança ou de organizações de caridade.


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