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Saiba como deve ser a alimentação do idoso durante o outono!

Com a mudança das estações, precisamos estar preparados para lidar com as necessidades do nosso corpo e garantir que não nos falte saúde. Sendo que a melhor forma de garantir o bem-estar do idoso durante o outono é se alimentar bem. 

Por isso, se você cuida de uma pessoa idosa, venha saber como deve ser a sua alimentação durante o outono!

A alimentação correta no outono

De acordo com a Medicina Chinesa, o outono é a época de colheita, mas ao mesmo tempo, ele possui uma forte característica melancólica.

Nos últimos anos passamos por intenso momento de perdas e de sentimentos reprimidos, assim podemos afirmar que precisamos ainda mais buscar um equilíbrio em nossas vidas, para isso, podemos contar com a alimentação.

O outono é uma época seca em grande parte do Brasil, por isso, é muito importante não se esquecer da hidratação.

Confira 5 pontos importantes para seguir durante o planejamento da alimentação da pessoa idosa!

1. Priorize os alimentos da própria estação

Os alimentos de época costumam ser além de mais baratos, muito mais saudáveis, já que não são utilizados agrotóxicos para acelerar o seu desenvolvimento. Isso sem contar que por ser um alimento específico daquela época ele é rico em nutrientes que são necessários para manter a boa saúde nessa estação.

Sendo assim, invista em um alimentação com acelga, alho-poró, escarola, repolho, rúcula, abobrinha, berinjela, beterraba, batata doce, mandioca, caqui, manga, mamão, tangerina, limão, banana e muitos outros.

2. Não se esqueça dos líquidos

O bom consumo de líquidos, principalmente de água durante o outono é essencial para manter os idosos bem hidratados, evitando a desidratação e muitas condições associadas. 

Por isso, durante este período é muito bom apostar em sucos com as frutas da própria estação e caldos e sopas, com legumes como abóbora, batata, cenoura, milho e inhame.

3. Deixe sempre várias frutas à disposição do idoso

As frutas são ótimas opções para manter os idosos bem hidratados, sendo que algumas delas ainda contam com vitaminas essenciais para a nossa saúde. Sendo assim, aproveite muito bem as frutas que possuem um alto teor de água, como a melancia, melão, mamão e o abacaxi.

4. Aposte em caldos e sopas na alimentação do idoso

Como já foi dito anteriormente, o outono é tipicamente seco, o que causa pode levar a desidratação quando o consumo de água não se iguala ao recomendado. Por isso, uma boa ideia para que os idosos não sofram desidratação é investir em caldos, mas nada industrializado.

Faça o seu próprio caldo com vários legumes e temperos naturais, use também pedaços de carne ou frango, assim o idoso se hidrata e também se esquenta nessa época fria.

5. Esquente o corpo 

Aposte em alimentos que aqueçam o corpo de dentro para fora, não por sua temperatura ser elevada, mas sim por suas características. Um bom exemplo disso é a canela e o gengibre, que podem ser usados como temperos.

Viu só como a alimentação pode ajudar a manter os idosos bem hidratados e saudáveis? Siga as nossas redes sociais e o nosso blog para receber mais conteúdos como esse!

Referência:

https://gero360.com/alimentacao-no-outono-para-idosos/

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