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Baixa imunidade? Confira 5 dicas importantíssimas para preservar a sua saúde em qualquer época do ano.

Acabamos de entrar na estação mais fria do ano! E é muito comum que ela venha acompanhada de gripes, resfriados e crises alérgicas, afinal, as alterações climáticas são, comprovadamente, um fator de risco para a saúde humana.

Com o vírus da COVID-19 circulando por aí, torna-se cada vez mais necessário cultivar hábitos de vida que preservem a sua saúde e sistema imunológico. Fortalecer a sua imunidade não é importante somente para evitar doenças, como também para se recuperar mais facilmente e melhorar a disposição.

E cuidar do sistema imunológico é mais simples do que você imagina! Mas como o óbvio também precisa ser dito, aqui vão 5 dicas importantíssimas para que você consiga melhorar a sua imunidade e viver uma vida mais saudável e tranquila.

Vamos lá?

1 – Alimentação saudável e equilibrada

Sem surpresa alguma, não é? A alimentação saudável é a principal maneira de manter-se saudável e imune contra a grande maioria das doenças. Não é conversa de vó! A grande maioria dos alimentos naturais já ajudam, e muito, a ter uma boa imunidade.

Carnes vermelhas, peixes, frutas, vegetais e legumes são alimentos ricos em vitaminas, nutrientes e substâncias benéficas à saúde em um contexto geral. Portanto, é importante não abrir mão de uma alimentação balanceada! Não deixe de consultar um nutricionista para avaliar qual dieta é a melhor para você e o seu estilo de vida.

2 – 15 minutos de sol todos os dias

15 minutos diários no sol é o que você precisa para se manter saudável. Isso porque, o sol é a principal fonte de vitamina D.

Os raios solares proporcionam a absorção de vitamina D pelo nosso corpo, agindo diretamente no reparo do sistema imunológico e no fortalecimento do corpo. Entretanto, é importante ressaltar que a exposição ao sol requer cuidados, como por exemplo, o uso do protetor solar, preferencialmente acima do fator 50. 

Evite se expor por grandes períodos, e também procure evitar os horários de maior intensidade, como ao meio-dia. Recomenda-se que o banho de sol seja feito antes das 10 horas da manhã e após às 16 horas.

3 – Beba muita água!

Nosso corpo é feito de 70% de água. É necessário que ela seja reposta, portanto, busque consumir, no mínimo, 2 litros de água por dia. A água é a substância que mais pode auxiliar o nosso corpo a funcionar corretamente, pois ela é quem o fortalece.

Ela impede o ressecamento, permite que as funções do corpo sejam executadas perfeitamente, elimina toxinas, auxilia no transporte de nutrientes e, consequentemente, trabalha a favor da imunidade.

Ademais, quando não bebemos água corretamente, nossas células sofrem com a falta dela. Isso interfere na sua atividade, no transporte de nutrientes e na regulagem da temperatura corpórea. Portanto, beba água mesmo nos dias em que não estiver fazendo muito calor! A desidratação provoca doenças no sistema imunológico, como a infecção urinária.

Beber água corretamente auxilia na hidratação da pele, tornando-a mais bonita, jovem e saudável. Só benefícios!

4 – Tenha boas noites de sono

Dormir bem é um dos principais fatores para te ajudar a manter-se saudável. E para ter uma boa noite de sono, é necessário que você durma por uma quantidade específica de horas.

Dormir menos que 8 horas por dia irá prejudicar o seu corpo de inúmeras maneiras. Durante o sono, nosso organismo passa por um processo de revitalização, renovação das células, repondo as energias, descansando as funções e deixando tudo pronto para o dia seguinte. A falta de bom sono, além de não ajudar na disposição, atrapalha o organismo, produzindo substâncias que afetam o sistema imunológico, baixando suas defesas.

Cuidar da sua saúde é mais fácil do que você imagina. Tenha foco e determinação que, seguindo essas dicas, sua imunidade estará sempre fortificada! Não se esqueça também de fazer check-ups de 6 em 6 meses para saber se está tudo bem com o seu corpo.

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