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9 ATIVIDADES PARA IDOSOS COM MOBILIDADE LIMITADA

Idosos com mobilidade limitada ainda podem desfrutar de uma variedade de atividades.

Muitos idosos acabam perdendo a mobilidade devido a condições como derrame, artrite severa ou lesões por quedas.

Quando isso acontece, as atividades e os passatempos que eles costumavam desfrutar podem agora ser muito difíceis. E isso pode deixá-los tristes.

Mas a perda de mobilidade não significa o fim dos bons tempos. Há muitas maneiras de se divertir, estimular o humor e permanecer engajado no mundo sem precisar se locomover muito.

Para ajudá-lo a encontrar coisas que atendam aos interesses da terceira idade, reunimos 9 atividades maravilhosas para idosos com mobilidade limitada.

9 atividades para idosos com mobilidade limitada.

1. Passar tempo lendo

A leitura é uma atividade fantástica para todo mundo, para o idoso não seria diferente. É uma maneira divertida de passar o tempo e manter o cérebro em atividade.

Também pode melhorar a memória, reduzir o estresse, melhorar o sono e retardar o declínio cognitivo.

Se seu adulto mais velho gosta de ler livros, jornais, usar um leitor eletrônico ou ouvir audiolivros, ele pode mergulhar em uma história bem contada, olhar fotografias ou aprender sobre um novo tópico interessante.

Organizar um clube do livro entre os amigos é outra forma de os mais velhos apreciarem a leitura e a socialização.

2. Explore uma variedade de passatempos

Os passatempos são ótimos para idosos com mobilidade limitada.

As atividades que não requerem muita movimentação incluem cozinhar, assar, observar pássaros, tricotar, fazer crochê, jardinagem interior ou em contêineres, tocar um instrumento musical ou aprender um novo idioma.

Este também é um momento perfeito para aprender algo novo – talvez existam hobbies ou interesses que eles nunca tiveram a oportunidade de explorar antes.

Aprender também é uma ótima maneira de manter a mente ativa e evitar o tédio.

3. Exercitar-se regularmente

Mesmo que o idoso não seja muito fã de exercícios físicos, ainda pode haver exercícios que eles possam fazer para que seus corpos se movimentem.

Quer estejam sentados ou em pé, eles ainda podem obter os benefícios de saúde e disposição, especialmente com exercícios sentados ou rotinas de ioga em cadeiras.

Há também rotinas de exercícios que podem ser feitas usando um andador para estabilidade, ou apenas focados nos pés e tornozelos para reduzir o inchaço.

4. Seja criativo

Entrar em contato com seu lado criativo é outra maneira divertida para os idosos passarem tempo.

Desenho, colorir, pintura e escultura são todas maneiras maravilhosas de ser criativo. Projetos divertidos podem incluir a criação de álbuns de recortes, a organização de álbuns de fotos familiares, ou a confecção de um livro de receitas familiares.

Como uma vantagem, ser criativo também vem com benefícios para a saúde.

Pesquisas descobriram que atividades criativas podem ajudar as pessoas que estão lutando contra doenças crônicas a diminuir as emoções negativas e aumentar as positivas, reduzir o estresse e a ansiedade, e melhorar os resultados médicos.

5. Passar tempo ao ar livre

Ir para fora para passar um pouco de tempo na natureza é relaxante e um grande estimulante do humor.

Mesmo que sua mobilidade limitada signifique que o idoso só possa sentar-se ao lado de uma grande janela, tomar um pouco de ar fresco ou ver a paisagem é uma grande atividade diária.

6. Divirta-se com as visitas

Pedir à família ou amigos com bebês ou animais de estimação amigáveis para passar em casa para uma visita é outra forma fantástica de engajar um adulto mais velho.

Quase todos se animam com a presença dos bebês. E brincar com animais de estimação é outra maneira segura de trazer alegria e reduzir o estresse.

7. Brincar!

Jogos e quebra-cabeças são uma fonte fantástica de diversão.

Há tantos para escolher e a maioria pode ser jogada em grupos com visitantes, ou um-a-um, para um tempo de qualidade juntos e sozinhos.

Experimente alguns jogos clássicos ou jogos de cartas, quebra-cabeças ou palavras cruzadas.

8. Curta filmes, programas de TV ou música.

Ver TV o dia todo, todos os dias não é um passatempo saudável, mas um filme ou alguns programas de TV podem ser uma parte agradável do dia ou da semana.

Assistir TV pode até mesmo se cruzar com um hobby.

Por exemplo, seu pai/mãe pode estar interessado em assistir a um documentário sobre um tema sobre o qual ele está aprendendo. Ou, canais sobre culinária ou viagens poderiam inspirar novas receitas para experimentar ou viajar para aprender sobre destinos.

Ouvir (ou cantar junto!) a música que eles gostam é outra grande atividade.

A música tem o poder de reduzir o estresse, a ansiedade e a dor. Ela também melhora a função imunológica e o sono, além de ajudar a preservar a memória.

9. Participar de ações de caridade

Mesmo que o idoso não consiga se locomover muito bem, ou não esteja em casa, eles ainda podem retribuir à sociedade.

Esta é uma maneira maravilhosa de permanecer engajado e sentir um senso de propósito e realização.

Entre em contato com instituições de caridade, hospitais ou organizações religiosas locais para descobrir se eles têm algum projeto no qual o idoso possa contribuir. Isso pode significar tricô ou cobertores, chapéus de crochê, etc.

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