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Atividade física para idosos: os mitos mais comuns.

A atividade física para idosos é muito importante para a saúde, pois previne inúmeras doenças e enfermidades e, ainda por cima, desenvolve a autoconfiança e o bem-estar do idoso. Entretanto, muitos deles deixam de se exercitar por certas crenças pessoais.

Conversaremos sobre essas crenças agora. Acompanhe o artigo.

Mito 1: “Não adianta se exercitar. Eu vou envelhecer de qualquer maneira”.

Fato: A atividade física para idosos os ajuda a parecer e a se sentir mais jovem e a se manter independente por mais tempo. 

Também reduz o risco para uma variedade de condições, incluindo Alzheimer e demência, doença cardíaca, diabetes, certos tipos de câncer, hipertensão arterial e obesidade. E os benefícios do exercício podem ser tão grandes aos 70 ou 80 como aos 20 ou 30.

Mito 2: “O exercício me coloca em risco de cair”.

Fato: O exercício regular, ao construir força e resistência, evita a perda de massa óssea e melhora o equilíbrio, reduzindo de fato o risco de queda.

Mito 3: “É muito frustrante; eu nunca serei o atleta que já fui”.

Fato: Mudanças nos hormônios, metabolismo, densidade óssea e massa muscular significam que sua força e seus níveis de desempenho inevitavelmente diminuem com a idade. 

Mas isso não significa que você não possa mais obter uma sensação de realização a partir da atividade física ou melhorar sua saúde. A chave é estabelecer metas de estilo de vida que sejam apropriadas para sua idade. E lembre-se: um estilo de vida sedentário tem um peso muito maior na capacidade atlética do que o envelhecimento biológico.

Mito 4: “Estou velho demais para começar a fazer exercícios”.

Fato: Você nunca está velho demais para se mexer e melhorar sua saúde! Na verdade, adultos que se tornam ativos mais tarde na vida muitas vezes mostram maiores melhorias físicas e mentais do que seus colegas mais jovens. 

Se você nunca se exercitou antes, ou já faz algum tempo, você não será sobrecarregado pelas mesmas lesões esportivas que muitos praticantes regulares experimentam mais tarde na vida. Em outras palavras, não há tantas milhas em seu relógio, então você começará rapidamente a colher as recompensas. Basta começar com atividades suaves e construir a partir daí.

Mito 5: “Não posso me exercitar porque sou deficiente”.

Fato: Deficientes físicos enfrentam desafios específicos para se exercitar. Entretanto, você pode levantar pesos leves, alongar-se e fazer aeróbica de cadeira, yoga de cadeira e tai chi de cadeira para aumentar sua amplitude de movimento, melhorar o tônus muscular e a flexibilidade, e promover a saúde cardiovascular.  A atividade física para idosos também inclui os idosos que possuem deficiência.

Mito 6: “Estou muito fraco ou tenho muitas dores e dores”.

Fato: Movimentar-se pode ajudá-lo a administrar a dor e melhorar sua força e autoconfiança. Muitas pessoas mais velhas descobrem que a atividade regular não só ajuda a conter o declínio da força e da vitalidade que vem com a idade, mas na verdade a melhora. O segredo é pegar leve no início.

E se você odiar fazer exercício?

Se você odeia fazer exercício, você não está sozinho. Mas você não precisa se exercitar até estar encharcado de suor ou de todas as dores musculares para fazer uma grande diferença para sua saúde. 

Pense nas atividades que você gosta e como você pode incorporá-las em uma rotina de exercícios:

  • Ouça música ou um podcast enquanto levanta pesos.
  • Seja competitivo enquanto joga tênis.
  • Tire fotos em uma caminhada pela natureza.
  • Conheça novas pessoas em uma aula de ioga ou academia de ginástica.
  • Assista a um filme ou programa de TV favorito enquanto anda na esteira.
  • Em vez de conversar com um amigo durante um café, conversar enquanto caminha, se estica ou treina força.
  • Caminhar ou brincar de buscar com um cachorro. Se você não tiver um cão, ofereça-se para levar o cão de um vizinho para passear ou seja voluntário em um abrigo ou grupo de resgate de animais de estimação.
  • Vá correr, passear ou andar de bicicleta quando estiver se sentindo estressado – veja como você se sente muito melhor depois.
  • Encontre um companheiro de exercício, alguém cuja companhia você realmente gosta, e tente atividades que você nunca tentou antes – você pode encontrar algo que você ama. Na pior das hipóteses, você já passou algum tempo com um bom amigo.

Você também pode gostar de: Exercícios para idosos manterem a boa forma e prevenir doenças.

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