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Exercícios para idosos manterem a boa forma e prevenir doenças.

Não importa sua idade ou condição física, nunca é tarde demais para começar a se exercitar e ficar em forma. Estas dicas fáceis de exercícios para idosos vão ajudá-lo a começar com segurança e tornar o processo muito mais proveitoso.

Quais são os benefícios dos exercícios para os idosos?

Há muitas razões pelas quais tendemos a diminuir a velocidade e a nos tornarmos mais sedentários com o passar dos anos. 

Pode ser devido a problemas de saúde, problemas de peso ou de dor, ou complicações após uma queda. Ou talvez você pense que a prática de atividades físicas simplesmente não é para você. Mas à medida que você envelhece, um estilo de vida ativo torna-se mais importante do que nunca para sua saúde.

Um estudo sueco recente descobriu que a atividade física é o fator número um da longevidade, adicionando anos extras à sua vida, mesmo se você não começar a se exercitar até a idade adulta. 

Mas ser ativo não se trata apenas de acrescentar anos à sua vida, trata-se de acrescentar vida aos seus anos.

A mudança pode ajudar a aumentar sua energia, manter sua independência, proteger seu coração e administrar sintomas de doença ou dor, assim como seu peso. 

O exercício regular também é bom para sua mente, seu humor e sua memória. Nunca é tarde demais para encontrar maneiras simples e agradáveis de se tornar mais ativo, melhorar seu humor e sua visão e colher todos os benefícios físicos e mentais do exercício.

Benefícios dos exercícios para idosos.

Como um idoso, o exercício pode ajudá-lo a:

Manter ou perder peso. 

Como seu metabolismo abranda naturalmente com a idade, manter um peso saudável pode se tornar um desafio. O exercício regular ajuda a aumentar seu metabolismo e a construir massa muscular, ajudando seu corpo a queimar mais calorias.

Reduza o impacto de doenças e doenças crônicas. 

As pessoas que se exercitam tendem a melhorar o funcionamento imunológico e digestivo, a melhorar a pressão arterial e a densidade óssea e a reduzir o risco de doença de Alzheimer, diabetes, obesidade, doenças cardíacas, osteoporose e certos tipos de câncer.

Aumente sua mobilidade, flexibilidade e equilíbrio.

O exercício melhora sua força, flexibilidade e postura, o que, por sua vez, pode ajudar no equilíbrio e coordenação, e reduzir o risco de quedas. O treinamento de força também pode ajudar a aliviar os sintomas de condições crônicas, como artrite.

Benefícios para a saúde mental

O exercício também pode ajudar você a:

Melhorar a qualidade do sono. 

O sono de qualidade é vital para sua saúde geral à medida que você envelhece. Atividades regulares podem ajudar você a adormecer mais rápido, dormir mais profundamente e acordar sentindo-se mais enérgico.

Aumente seu humor e sua autoconfiança. 

O exercício é um grande aliviador do estresse e as endorfinas produzidas podem realmente ajudar a reduzir os sentimentos de tristeza, depressão e ansiedade. Ser ativo e sentir-se forte também pode ajudar você a se sentir mais autoconfiante.

Melhore sua função cerebral 

Atividades como Sudoku ou palavras cruzadas podem ajudar a manter seu cérebro ativo, mas pouco se aproxima dos efeitos benéficos do exercício sobre o cérebro. 

Ele pode ajudar as funções cerebrais tão diversas quanto multitarefas e criatividade, e ajudar a prevenir perda de memória, declínio cognitivo e demência. Tornar-se ativo pode até mesmo ajudar a retardar a progressão de distúrbios cerebrais como o mal de Alzheimer.

Superando obstáculos para se tornar ativo à medida que você envelhece

Iniciar ou manter uma rotina regular de exercícios pode ser um desafio em qualquer idade – e não fica mais fácil à medida que você envelhece. Você pode se sentir desencorajado por problemas de saúde, dores ou preocupações com ferimentos ou quedas. Se você nunca fez exercício antes, pode não saber por onde começar, ou pode pensar que é muito velho ou frágil e nunca pode viver à altura dos padrões que você estabeleceu quando era mais jovem. Ou talvez você apenas pense que o exercício é entediante.

Embora estes possam parecer bons motivos para desacelerar e ir devagar conforme você envelhece, são ainda melhores motivos para começar a andar. 

Tornar-se mais ativo pode energizar seu humor, aliviar o estresse, ajudá-lo a controlar os sintomas de doença e dor e melhorar sua sensação geral de bem-estar. Colher as recompensas do exercício não tem que envolver exercícios extenuantes ou deslocamentos à academia. 

Você pode obter os benefícios de acrescentar mais movimento e atividade à sua vida, mesmo de pequenas maneiras. Não importa sua idade ou condição física, nunca é tarde demais para colocar seu corpo em movimento, impulsionar sua saúde e perspectivas, e proporcionar maior qualidade de vida para o idoso.

Você também pode gostar de: Como a atividade física pode manter seu coração e cérebro jovens.

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